Um jardim pode curar?

27 de julho de 2020

O poder das plantas vai além de um local visualmente agradável, com flores e verde. Já é cientificamente comprovado: permanecer certo tempo em meio a natureza proporciona benefícios à saúde psicológica e física, sendo uma estratégia utilizada em tratamentos médicos.

Mas por quê alguns jardins são chamados de Healing Gardens – “jardins de cura” – quando parece que todos os jardins, e a natureza, já são atraentes e positivos para os seres humanos?

O termo jardins curativos é mais frequentemente aplicado a espaços verdes em hospitais – ou outras unidades de saúde – que focam potencializar os tratamentos. Esses jardins fornecem um local de refúgio e promovem a cura em pacientes, famílias e até mesmo funcionários. Apesar de qualquer ambiente poder promover essa cura, os jardins são muito mais eficientes devido o atual distanciamento do ser humano com a natureza.

Considerando isso, o artigo de hoje apresenta informações a respeito dos Healing Gardens, tendência crescente em centros médicos devido aos benefícios que o design biofílico proporciona.

De acordo com a Universidade de Minnesota, um estudo realizado com pacientes cardíacos em Nova Iorque comprovou que a ansiedade diminuiu naqueles indivíduos que viram cenas de natureza e escutaram barulhos de água, pássaros e brisa do ar.

Esses indivíduos deixam de se sentir deprimidos, estressados e ansiosos e, naturalmente, ficam mais calmos e com melhor humor. Quando questionados a respeito do que mais contribuiu para a mudança, mais de 2/3 deles responderam que elementos como árvores, flores, cores – principalmente, o verde – são essenciais. Além disso, mais da metade mencionou elementos que estimulam outros sentidos (audição, olfato, tato), como som dos pássaros, da água, ar fresco e perfume das flores.

De acordo com dois líderes neste campo, Clare Cooper Marcus e Marni Barnes, a cura vem porque os jardins promovem:

•Alívio dos Sintomas
•Redução do Estresse
•Melhoria do bem-estar

Em um estudo dos pesquisadores, 95% dos entrevistados disseram que seu humor melhorou após passar um tempo fora, mudando de deprimido, estressado e ansioso para ficar mais calmo e equilibrado.
Por que achamos a natureza tão restauradora? Uma escola de pensamento sustenta que está ligada em nossos genes. Roger Ulrich, um dos principais pesquisadores em jardins de cura, resume assim: “Temos uma espécie de disposição biologicamente preparada para responder favoravelmente à natureza porque evoluímos na natureza. A natureza era boa para nós, e tendemos a responder positivamente a ambientes que eram favoráveis a nós”.

Fontes:

ECOTELHADO. Healing gardens: o poder das plantas em hospitais e centros de treinamento. Ecotelhado: design biolífico, 2018. Acessado em 20 de maio de 2020. Disponível em: <https://ecotelhado.com/poder-das-plantas-healing-gardens/

KREITZER, Mary Jo. What are healing gardens? Taking charge of your health & wellbeing, 2016. Acessado em: 20 de maio de 2020. Disponível em: https://www.takingcharge.csh.umn.edu/explore-healing-practices/healing-environment/what-are-healing-gardens